Início » Penafiel: grande sala de espetáculos ‘Ponto C’ vai ser inaugurada no verão do próximo ano

Penafiel: grande sala de espetáculos ‘Ponto C’ vai ser inaugurada no verão do próximo ano

por Leite Beatriz
Penafiel: grande sala de espetáculos 'Ponto C' vai ser inaugurada no verão do próximo ano

As obras vão entrar na fase final de construção. O espaço, que se situa no coração da cidade, tem mais de 15 mil metros quadrados e foi projetado, segundo a autarquia, “para dar resposta a uma necessidade de Penafiel, mas também de toda a região do Tâmega e Sousa”. A ideia é, pois, criar “um espaço cultural de referência para concertos, espetáculos de teatro, música, entre outros”.

O novo polo cultural vai ser constituído por vários espaços. De acordo com o município, a sala principal do edifício terá capacidade para 400 pessoas. Numa nota enviada às redações, a autarquia garante ainda que o equipamento foi projetado de forma a ser “um edifício com alta eficiência energética, com elevados padrões de conforto e apresenta um estilo de arquitetura contemporânea”.

Por sua vez, está prevista na zona envolvelmente ao ‘Ponto C’ uma outra área de espaço público para lazer, destacando-se a nova Praça de S. Martinho, que será um ponto de encontro e o palco para a realização da tradicional Festa de S. Martinho.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, fala de um “espaço cultural digno”. “Acreditamos que este será um ponto de encontro, de partilha da nossa cultura e um palco para as tradições. Estamos desejosos de que todos possam usufruir deste grande equipamento, que, sem dúvida, vai valorizar muito Penafiel e fazer crescer a cidade para a lindíssima Encosta do Cavalum,” concluiu.

Em relação aos acessos, o ‘Ponto C’ vai ter dois acessos principais: terá uma via que irá fazer a articulação entre a variante do Cavalum e o Centro Histórico de Penafiel, com ligação à Praça da República, junto ao Palacete onde está instalada a Biblioteca municipal de Penafiel; por outro lado, a nova Praça de S. Martinho também irá beneficiar de uma nova ligação pedonal através do Largo da Ajuda, onde está instalado o Museu municipal de Penafiel.

Para a concretização desta nova infraestrutura, a autarquia captou cerca de cinco milhões de euros de fundos comunitários e do Banco Europeu de Investimento.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.