Início » Penafiel: Museu municipal recebe exposição “única” de Júlio Resende

Penafiel: Museu municipal recebe exposição “única” de Júlio Resende

por Leite Beatriz
Penafiel: Museu municipal recebe exposição “única” de Júlio Resende

Cartaz (Créditos: C. M. Penafiel)

A exposição “Júlio Resende: Portas da Perceção” é inaugurada este sábado, dia 26, no Museu municipal de Penafiel, pelas 18 horas. A mostra reúne 33 obras originais do artista, incluindo um estudo de fresco, que sai apenas pela segunda vez das instalações do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende.

Em comunicado, o município de Penafiel explica que a exposição tem com objetivo retratar a “multiplicidade e pluralidade” de técnicas utilizadas por Júlio Resende, ao longo do seu percurso, como “a aguarela, pastel, óleo, cerâmica, escultura e fresco”. O curador do evento é o arquiteto penafidelense Joaquim Vieira de Magalhães.

Júlio Resende nasceu no Porto, em 1917. O pintor desenvolveu grande parte do seu reportório entre os anos 30 do século XX e a primeira década do século XXI. Concluiu a sua formação em Pintura em 1945, na Escola de Belas Artes do Porto, onde viria, anos mais tarde, a lecionar. Realizou inúmeras exposições no país e no estrangeiro.

O seu nome é também conhecido pelos trabalhos que efetivou em cerâmica, fresco, vitral e tapeçaria, “instalados em espaços de Norte a Sul de Portugal”. Para além de que “ilustrou obras literárias e executou cenários e figurinos para teatro, bailado e espetáculos de grande impacto”, enumera ainda o município de Penafiel em comunicado.

Em 1997, foi inaugurado na margem do Douro, junto à casa-atelier do artista, em Gondomar, o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende. Uma criação que “foi um dos principais projetos a que se dedicou a partir do final do século XX”.

Júlio Martins Resende da Silva Dias viria a falecer em 2011, com 93 anos, na sua casa em Valbom, Gondomar. Agora, até nove de outubro, a exposição “Júlio Resende: Portas da Perceção” estará no Museu municipal de Penafiel.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.