Início » Conselho Local de Ação Social de Penafiel abordou prioridades no domínio social

Conselho Local de Ação Social de Penafiel abordou prioridades no domínio social

por admin
Conselho Local de Ação Social de Penafiel abordou prioridades no domínio social

Respostas sociais do Município em debate

O auditório do Museu Municipal de Penafiel acolheu, esta quarta-feira, o primeiro plenário ordinário do ano 2022 do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Penafiel.

Nesta reunião, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa, que contou também com a presença da Vereadora com o pelouro da Família e Ação Social, Daniela Oliveira, foram debatidos vários assuntos, entre os quais o ponto de situação da elaboração dos instrumentos de planeamento, designadamente a Carta Social Municipal, o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social.

A sessão ficou marcada pela emissão de pareceres favoráveis, atribuídos por unanimidade, no âmbito das candidaturas à Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais – Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, tendo sido emitidos 12 pareceres favoráveis para a construção e/ou alargamento de novas respostas sociais: 2 Creches; 2 CACI (Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão) ; 1 Centro de Dia; e 7 ERPI’s (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas).

Destaque também para a apresentação do início do procedimento para a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, no sentido de envolver todos os conselheiros nas diferentes fases de elaboração, na referenciação de necessidades e obtenção de contributos. 

O Plano Municipal para a Igualdade vai ser elaborado paralelamente com os planos dos 11 Municípios do Tâmega e Sousa, tendo a CIM Tâmega e Sousa submetido uma candidatura ao POISE para a realização do Plano Intermunicipal para a Igualdade no Tâmega e Sousa.

De reforçar a importância das entidades parceiras do CLAS de Penafiel na articulação de esforços, partilha de informação, conhecimentos e de boas práticas, para que continue a ser possível um trabalho em rede consolidado.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.