Início » PENAFIEL VAI REDUZIR PERDAS NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA COM INVESTIMENTO DE UM MILHÃO DE EUROS

PENAFIEL VAI REDUZIR PERDAS NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA COM INVESTIMENTO DE UM MILHÃO DE EUROS

por admin

Equipamentos tecnológicos vão permitir a deteção de perdas de água em tempo real

A Empresa Municipal Penafiel Verde está a desenvolver trabalhos na rede de abastecimento, com o objetivo de controlar e reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho de Penafiel, no âmbito de uma candidatura co-financiada. 

Com o objetivo de dar passos sólidos em direção à eficiência de serviço e à eficiência ambiental, a Penafiel Verde E.M. criou um plano para a rede de abastecimento de água assente em três pilares – renovação, deteção e integração –, com um investimento total de mais de 1.2 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR-03-2012-FC-001256.

Nesta fase, estão a ser desenvolvidos trabalhos de renovação da rede de abastecimento de água nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos, uma vez que as redes existentes além de serem muito antigas, tinham já perdas de água elevadas. 

Já na área da deteção, a Penafiel Verde E.M. adquiriu equipamentos tecnologicamente avançados. A instalação, ainda em curso, de cerca de 45 Zonas de Medição e Controlo (ZMC) e 22 Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), em locais do concelho de Penafiel estrategicamente definidos, têm como finalidade munir a rede de mecanismos de controlo. 

Por último, a área de integração engloba toda a informação recolhida pelos equipamentos de controlo ao incluir a monitorização dos equipamentos de medição e controlo de forma contínua com interligação ao sistema de telegestão, permitindo assim uma rápida intervenção sobre as fugas detetadas.

A implementação deste projeto reforça o contributo da Penafiel Verde E.M. para a redução do volume de água perdido no sistema de distribuição do concelho, a utilização sustentável deste recurso hídrico, bem como, a garantia da qualidade e eficiência do serviço prestado aos clientes.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.