Início » Projeto premiado “Um Museu para Todos” trouxe mais acessibilidade e inclusão social

Projeto premiado “Um Museu para Todos” trouxe mais acessibilidade e inclusão social

por admin

Museu Municipal de Penafiel distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia

Museu disponibiliza visitas com recurso equipamentos para pessoas com deficiência auditiva e pessoas invisuais 

O projeto “Um Museu para Todos”, agora premiado pela Associação Portuguesa de Museologia (Apom) com uma Menção Honrosa na categoria Aplicação de Gestão e Multimédia, veio tornar o Museu Municipal mais acessível e inclusivo, através do uso de tablets para língua gestual e de áudio guias, que auxiliarão pessoas com deficiência auditiva e/ou invisuaisa visitarem o espaço e nele descobrirem toda a história, tradições e cultura disponibilizadas. 

Apoiado pelo programa ProMuseus 2019, este recente projeto dotou assim toda a exposição do Museu Municipal de Penafiel de melhores condições de fruição cultural, promovendo uma maior inclusão e uma melhor acessibilidade dos diferentes tipos de públicos, nacionais, estrangeiros e com condicionalismos visuais e auditivos. Na prática, contemplou a aquisição de 20 áudio guias de reprodução automática em três idiomas (português, inglês e espanhol) e respetivas versões com áudio descrição para invisuais, e de tablets com conteúdos em Língua Gestual Portuguesa, legendados em português, espanhol e inglês, para pessoas com deficiência auditiva. 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Este é mais um de vários prémios, que comprova o excelente trabalho que tem sido feito ao nível da cultura em Penafiel, neste caso, através do nosso Museu Municipal, que ficou mais acessível e mais inclusivo com o projeto agora premiado. Para nós, é naturalmente muito gratificante receber esta menção honrosa, que interpretamos também como um incentivo para continuar a fazer mais e melhor. Procuramos, acima de tudo, que, aqueles que visitarem o nosso Museu, possam encontrar todas as condições para absorver a história rica e as maravilhosas tradições do nosso território.”

A cerimónia pública de entrega dos Prémios Apom 2021 decorreu no Museu de Marinha em Lisboa, no passado dia 29 de outubro.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.