Início » Recomendações da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo na reutilização de máscaras

Recomendações da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo na reutilização de máscaras

por admin

Na expectativa que possa estar bem de saúde, os momentos que agora vivemos obrigam-nos a cancelar todos os convívios associativos, sendo re-agendados assim que possível e a focar toda a nossa atenção nas necessidades reportadas pela comunidade.

No âmbito das medidas de apoio à Comunidade Associativa, entre outras, entendeu a Casa do Pessoal, proceder à aquisição e distribuição de máscaras comunitárias.

A máscara comunitária reutilizável – nível 3 – poderá ser utilizada como complemento das medidas de proteção e higienização recomendadas e das regras de distanciamento social, fundamentais para o controlo da COVID-19. Para mais informação, consultar https://covid19.min-saude.pt.

“A utilização de máscaras pela população é um ato de altruísmo, já que quem a utiliza não fica mais protegido, contribui, isso sim, para a proteção das outras pessoas, quando utilizada como medida de proteção adicional.” (DGS 009/2020 de 13 de abril)

Nota Importante! As máscaras têxteis de nível 2 e 3, não são enquadradas como dispositivos médicos ou como equipamentos de proteção individual. Em momento algum deverá ser utilizada em meio hospitalar.

Seguem instruções recomendadas para o uso correto da máscara, de acordo com a Orientação da DGS n.º 019/2020, de 3 de abril:

a) Higienização das mãos, com água e sabão ou com uma solução à base de álcool, antes da colocar;

b) Colocação da máscara com a face interna virada para a cara e a face externa virada para fora;

c) Ajuste da extremidade da máscara ao nariz, cobrindo a boca, o nariz e o queixo com a máscara, certificando que não existem espaços entre o rosto e a máscara;

d) Não se deve tocar na máscara enquanto esta estiver em utilização; caso tal aconteça, deve ser feita imediatamente higienização das mãos;

e) Recomenda-se uma utilização de cada máscara por um período máximo de 4 horas por dia, devendo a máscara ser substituída por uma nova no final desse período ou assim que se encontre húmida. A máscara retirada deve ser lavada antes de ser reutilizada;

f) Se acidentalmente molhar a máscara deve trocá-la por outra bem seca logo que possível. A máscara molhada deve ser lavada antes de ser reutilizada;

g) A remoção da máscara deve ser feita a partir da parte de trás (não tocando na frente da máscara), segurando nos atilhos ou elásticos;

h) Em momento algum, a máscara deve ser guardada à volta do pescoço para ser reutilizada;

i) A máscara deve ser colocada individualizada num saco plástico fechado, até ser colocada na máquina de lavar;

j) Deve ser feita nova higienização das mãos, no final da utilização e manuseamento da máscara.

A máscara deverá ser lavada antes de nova utilização, devendo cumprir o número de ciclos de lavagem.

A proteção da máscara só é garantida se respeitar as instruções de limpeza e conservação que se seguem:

. A máscara deverá ser guardada em ambiente seco e resguardada de potencial contaminação (inicialmente ou após lavagem – máximo 15 lavagens).

. A máscara deverá ser lavada antes do seu primeiro uso. Em caso de defeito ou dano não use a máscara, substitua por outra.

No final do ciclo de vida da máscara (máximo 15 lavagens ou danificada), deverá lavar a máscara nas condições definidas no ponto “conservação e limpeza” e após lavagem deve ser descartada como resíduo têxtil não perigoso. Caso opte por não lavar a máscara deverá descartar como resíduo biológico.

Conservação e limpeza:

As máscaras deverão ser lavadas (máximo 15 lavagens) usando um ciclo de lavagem normal, completo, a 60°C com detergente, após cada utilização. O utilizador terá que garantir que a máscara se encontra bem seca, antes da sua utilização.

pastedGraphic.png

Em caso de necessidade de uma nova máscara, assim que possível, forneceremos conforme disponibilidade. Muito agradecemos pedido através e-mail casadopessoal@chts.min-saude.pt

Também poderá gostar de

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.