Início » Penafiel oficializa início do ano escolar com receção aos professores

Penafiel oficializa início do ano escolar com receção aos professores

por admin

Presidente da Câmara anuncia arranque das obras de requalificação da Escola D. Antonio Ferreira Gomes

Pela 1ª vez refeições nos jardins-de-infância e 1º ciclo vão ser confeccionadas nas Escolas sem recurso a catering

Câmara Municipal vai implementar Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE)

No âmbito da cerimónia de receção aos professores e educadores do Concelho de Penafiel, que se realizou no dia 8 de Setembro, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, anunciou o início das obras de requalificação da Escola D. Antonio Ferreira Gomes e a implementação de protocolos de colaboração com os agrupamentos de escola e escola secundária de Penafiel no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). Ainda nesta cerimónia foi anunciado que pela 1ª vez as refeições nos jardins-de-infância e 1º ciclo vão ser confeccionadas nas Escolas sem recurso a catering, iniciativa que conta com o envolvimento das juntas de freguesia.

A Câmara Municipal de Penafiel e o Ministério da Educação vão dar início à requalificação da Escola D. António Ferreira Gomes, em Penafiel. As obras de requalificação, no valor de 1,5 milhões de euros, serão comparticipadas por fundos comunitários, onde 7,5% do investimento total será assegurada pela Câmara Municipal de Penafiel.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A Educação continua a ter especial atenção por parte da Câmara Municipal. Em Penafiel, garantimos que todas as crianças têm condições de qualidade no acesso à educação. A título de exemplo, vamos manter todos os apoios que até agora prestamos e requalificamos todas as escolas do Concelho. Este ano, e apesar do ensino dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário serem da responsabilidade do Ministério da Educação, o Município de Penafiel decidiu, em prol da nossa comunidade escolar, ajudar na intervenção da escola mais antiga do concelho, trazendo uma maior e melhor qualidade a este estabelecimento de ensino.”

Nesta cerimónia foram ainda assinados os protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escola e foram também assinados os protocolos de colaboração com os agrupamentos de escola e escola secundária de Penafiel no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

Este plano tem como principal objetivo promover o sucesso educativo dos alunos, reduzir as saídas precoces do sistema educativo, combater o insucesso escolar e reforçar as medidas que promovem a equidade no acesso à educação básica e secundária.

Este Plano terá a duração de 36 meses e encontra-se organizado em várias Operações que, por sua vez, englobam diferentes atividades a desenvolver, nomeadamente:

– Compreender acompanhar e progredir, que será um projeto transversal a todos os ciclos de ensino, do pré-escolar ao ensino secundário e atua numa lógica de prevenção primária e intervenção psicossocial imediata, com o objetivo de evitar o abandono e prevenir o insucesso escolar;

– Educar pel`ARTE que ao nível das artes irá promover o teatro no 3º ciclo e ensinos Secundário, a escrita criativa junto dos 4º, 6º e 9º anos e o reforço da expressão musical no pré-escolar e no 1º ciclo;

– Laboratórios de apoio ao Ensino e aprendizagem, que prevê o reforço da ciência experimental e do ensino lúdico da matemática, pressupõe ainda, equipar todas as escolas com 1 tablet por cada 2 alunos, potenciando o projeto do Ministério da Educação da Probótica, dotando todas as escolas de meios que lhes permitam abraçar este e outros projetos neta área. Prevemos ainda desenvolver a atividade do xadrez potenciando o raciocino e a concentração dos alunos.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.