Home História e Património “Simbologia do Românico de Penafiel” foi apresentado na Biblioteca de Penafiel
“Simbologia do Românico de Penafiel” foi apresentado na Biblioteca de Penafiel

“Simbologia do Românico de Penafiel” foi apresentado na Biblioteca de Penafiel

0
0

Penafiel já tem livro sobre a Simbologia do Românico

O auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel recebeu, no dia 16 de novembro, a apresentação do livro “Simbologia do Românico de Penafiel”, da autoria de Xosé Lois Garcia.

A sessão contou com a presença de Susana Oliveira, Vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel; Rosário Machado, Diretora da Rota do Românico; Adelaide Galhardo, Diretora da Biblioteca Municipal; e, António José Queiroz, tradutor da obra.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, “Penafiel tem a partir de agora uma obra dedicada à simbologia dos monumentos românicos existentes no concelho. É de salutar este trabalho desenvolvido na valorização e conhecimento da história da simbologia do românico, existente em Penafiel.”

A obra de Xosé Lois Garcia é um contributo para a interpretação dos aspetos simbólicos ligados ao trabalho dos escultores medievais, materializado nos capitéis, modilhões, tímpanos, arcos, colunas e noutros elementos iconográficos dos edifícios românicos no concelho de Penafiel.

Para Xosé Lois Garcia, autor da obra, “Muito obrigado a todas as pessoas que estiverem envolvidas no livro. Em Portugal existem poucos trabalhos na área da simbologia, e espero que possam surgir outras investigações que valorizem a história dos monumentos portugueses.”

A iniciativa contou ainda com um monumento musical de Nyckelharpa, protagonizado por Aires Montenegro.

tags: