Home Desporto Penafiel Racing Fest 2018 bateu todas as previsões e juntou multidão inédita
Penafiel Racing Fest 2018 bateu todas as previsões e juntou multidão inédita
0

Penafiel Racing Fest 2018 bateu todas as previsões e juntou multidão inédita

0
0

Mais de 250 mil pessoas marcaram presença no maior e mais eclético festival de desportos motorizados alguma vez realizado na Europa

Foram mais de 250 mil pessoas que marcaram presença no maior e mais eclético festival de desportos motorizados alguma vez realizado na Europa, o Penafiel Racing Fest, que decorreu de 15 a 17 de Junho, e que junta num só evento 6 modalidades com provas de motores de duas e quatro rodas.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel,” O nosso concelho continua a atrair e a dinamizar eventos de grande impacto a nível regional, nacional e internacional. O Penafiel Racing Fest é um evento que orgulha Penafiel e os penafidelenses. Parabéns aos colaboradores e parabéns aos milhares de espectadores pelo comportamento responsável que fez do Penafiel Racing Fest uma grande Festa.

O Penafiel Racing Fest 2018 apresentou este ano várias novidades com novos troços, mais segurança e maior competitividade das provas. A sua prova rainha, o Rali da Taça Joaquim Santos, sofreu várias alterações. Novas especiais de classificação, percorridas nas desafiadoras estradas de asfalto das freguesias de Rio de Moinhos, Boelhe e Luzim e Vila Cova, que se juntaram aos já tradicionais troços de Guilhufe-Irivo e de Rans-Milhundos.

Este ano, João Barros, com o seu Ford Fiesta R5, vencedor da Taça Joaquim Santos na primeira edição, revalidou o título ao bater Cameron Davies, de Peugeot 208 R2, por um minuto, e Gaspar Pinto, de Mitsubishi Lancer Evo VI, por um minuto e trinta e três segundos. João Barros (Ford Fiesta R5) venceu ainda a categoria 4WD, Marco Oliveira (BMW M3) a classe 2RWD e Cameron Davies (Peugeot 208 R2) a categoria 2FWD.

O campão belga Frederic Bouvy, vencedor de várias edições das 24 h de SPA – Francochamps, e convidado especial do Penafiel Raing Fest 2018, abandonou a prova devido a um acidente. O Porsche 997 GT3 embateu num muro, provocando ferimentos ao co-piloto Jean-Louis Hottelet, imediatamente assistido pelos serviços médicos da prova e encaminhado para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Depois de operado, devido a uma compressão na coluna, o co-piloto belga afirmou “estar a recuperar bem e a ser bem tratado pelos médicos, organização do evento e pelos portugueses”. Jean-Louis Hottelet deverá regressar ao seu país nos próximos dias.

No rali de regularidade de clássicos, Micael Moreira, com o seu Austin Mini, venceu a prova com um total de 32 pontos.

Já no Trial 4×4, que decorreu no coração da cidade, António José Pereira, ao volante de um Jeep, venceu na categoria “Preparados”, com um tempo total de 6m22s, e António Oliveira, de Suzuki Samurai, na categoria “Proto”, com 4m34s.

Diogo Vieira, actual campeão nacional, com uma Yamaha Wt 250 F, venceu o Super Enduro na categoria “Pro” e Pedro Durães, com uma Honda CRF, na classe “hobby”.

A pista de arranques do Penafiel Racing Fest viu Joaquim Rocha, no seu Honda CRX, vencer a prova rainha do “Drag Race” (Gasolina + 1500cc), ficando à frente de Sofia Lima, também num Honda CRX.

Na Corrida Popular de Motos 50cc, no Circuito do Sameiro, Filipe Silva venceu na classe “Livres”, com 1h08m, Hélder Bessa foi primeiro na classe “Bigodz”, com 1h13m, e João Marinho foi o grande vencedor na classe “Extra”, com 1h05m.

Para Óscar Coelho, da organização Penafiel Racing Fest,” Este ano foi uma autêntica loucura. Aumentamos, e muito, a qualidade do evento. A título de exemplo, a hotelaria esteve completamente lotada, até nas cidades em volta. Obrigado a todos que nos ajudaram a fazer deste Penafiel Racing Fest um evento de sucesso.

tags: