Home História e Património Penafiel celebra festa secular do Corpo de Deus (com programa da festa)
Penafiel celebra festa secular do Corpo de Deus (com programa da festa)

Penafiel celebra festa secular do Corpo de Deus (com programa da festa)

0
0

Celebração secular do Corpo de Deus é um marco no Concelho de Penafiel

De 14 a 21 de junho, realiza-se o Corpo de Deus em Penafiel – uma festa secular que dá a conhecer o que de melhor a cidade e concelho de penafiel têm para oferecer, com um vasto e riquíssimo património histórico e natural, e uma festividade com características únicas no país. Para celebrar esta data, o Município vai promover, mais uma vez, um programa diversificado que reúne o sagrado e o profano.

Como já é habitual, as comemorações do Corpo de Deus iniciam-se com o Cortejo do Carneirinho, no dia 14 de junho (sexta-feira), pelas 10h30. Esta é uma iniciativa, dinamizada pela comunidade escolar como forma de homenagear e agradecer o trabalho e dedicação dos professores.

O primeiro dia termina com uma Noite de Fados e com o Grupo de Guitarras de Penafiel a atuarem no Largo da Ajuda, a partir das 21h30. Para o segundo dia (15 de junho), está marcada, às 21h30, uma Noite de Bombos.

O programa do dia 16 de junho (domingo) começa pelas 15h com o XII Encontro Etnográfico “Tâmega e Sousa”, onde vários ranchos folclóricos do concelho e da região vão subir ao palco, no Campo da Feira, para animar todos os presentes.

A tradicional Cavalhada, por sua vez, acontece no dia 19 de junho, a partir das 21h30. Um cortejo singular, anunciado por bombos e pela Bicha Serpe, que mantém vivas as danças e invenções antigas. Com efeito, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Penafiel vai ser possível assistir aos Bailes dos Ferreiros, dos Pedreiros, dos Pauzinhos, dos Pretos, das Floreiras e dos Turcos. Mais tarde, pelas 23h45, está agendada a sessão de fogo de artifício.

Depois da Missa Solene na Igreja Matriz, o dia do Corpus Christi (20 de junho) continua durante a tarde com um Concerto de Bandas no Largo da Ajuda que se desenrola das 15h às 22h. A meio da tarde vai ter lugar a Majestosa Procissão de Corpo de Deus, que parte da igreja Matriz, percorrendo a cidade até ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos (Igreja do Sameiro). O dia termina com os concertos d’Os Aurora e do Nuno Ribeiro às 22h, no Campo da Feira.

Para encerrar as comemorações, vai ser apresentada, no dia 21 de junho, às 21h30, no auditório do Museu Municipal de Penafiel, a tese de doutoramento “Pe. Américo Monteiro de Aguiar – Um «Teólogo da acção» no Portugal Contemporâneo” do Dr. Luís Leal.