Home Saúde O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) comemorou, esta sexta-feira, o Dia Mundial da Criança
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) comemorou, esta sexta-feira, o Dia Mundial da Criança
0

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) comemorou, esta sexta-feira, o Dia Mundial da Criança

0
0

Dia Mundial da Criança no CHTS

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) comemorou, esta sexta-feira, o Dia Mundial da Criança com atividades que envolveram as crianças presentes no hospital e crianças da comunidade escolar.

Visitas ao Serviço de Pediatria, peças de teatro, suporte básico de vida para crianças, ações de educação para a saúde e estilos de vida saudáveis foram algumas das iniciativas realizadas.

Durante a manhã, no Hospital Padre Américo, alunos do Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste apresentaram uma peça de teatro no internamento de Pediatria e executaram modelagem de balões na entrada principal do hospital e na Consulta Externa de Pediatria.

Estes alunos, no âmbito das aulas de Educação para a Cidadania, desenvolveram o tema do voluntariado aliado ao empreendedorismo e construíram pequenos artefactos com material reciclado que venderam à comunidade educativa. A verba angariada foi oferecida ao Serviço de Pediatria. Foram também oferecidos livros e brinquedos.

Utilizando os bonecos de peluche ou praticando uns nos outros, perto de 150 alunos da Escola Básica de Santa Comba, Vila Meã, concelho de Amarante, aprenderam, também esta manhã, como agir se encontrarem uma pessoa inconsciente.

Ao som da música do projeto “As tuas mãos salvam vidas”, da responsabilidade do Serviço de Urgência Pediátrico do CHTS, foram sensibilizadas para a necessidade de ligar para o 112, avançando, de imediato, com os primeiros socorros.

“E se a pessoa for muito pesada, como é que a viramos?”, perguntou um dos miúdos enquanto as enfermeiras ensinavam como colocar a suposta vítima na posição lateral de segurança. A resposta veio rápida e com o exemplo prático: “Ah! É fácil!”

A equipa de enfermagem do Serviço de Pediatria recebeu, esta tarde, os alunos do 2º ano da Escola Básica de Aparecida (Lousada).

Os meninos foram convidados a participar em ações de educação para a saúde e estilos de vida saudáveis que incluíram uma peça de teatro especial sobre a história da Carochinha e um workshop sobre alimentação saudável.