Home História e Património Museu de Penafiel vai acolher “II Seminário: Penafiel e os penafidelenses na história”
Museu de Penafiel vai acolher “II Seminário: Penafiel e os penafidelenses na história”

Museu de Penafiel vai acolher “II Seminário: Penafiel e os penafidelenses na história”

0
0

Enquadrado nas comemorações dos 248 anos da elevação de Penafiel a cidade, o Museu Municipal de Penafiel vai receber, no dia 10 de março, a partir das 9h30, o “II seminário: Penafiel e os penafidelenses na história”.

A iniciativa, organizada pelos Amigos do Arquivo de Penafiel e com o apoio da Câmara Municipal, vai contar com a presença de vários conferencistas divididos em 4 painéis.

No “II seminário: Penafiel e os penafidelenses na história”, os oradores convidados vão abordar a biografia de D. Manuel Luís Coelho da Silva (natural de Paço de Sousa); o exílio político de D. António Ferreira Gomes; o arquivo de família da Casa de Cabanelas; a história dos brasileiros do Vale do Sousa; o caminho-de-ferro em Penafiel; a comunidade beneditina do Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa; os costumes e tradições orais da freguesia de Boelhe, no séc. XX; a história de Mafalda Sanchez; o túmulo de Egas Moniz; a necrópole romana de Monteiras, em Bustelo; a necrópole de Montes Novos, na freguesia de Croca; e, os segredos da Estela de Capela.

Este seminário tem como objetivo divulgar momentos importantes na história de Penafiel, bem como, a história de penafidelenses que cresceram e viveram no concelho.