Home Saúde Lousada e Penafiel recebem o “Passeio da Memória” que pretende aumentar o conhecimento sobre a demência
Lousada e Penafiel recebem o “Passeio da Memória” que pretende aumentar o conhecimento sobre a demência
0

Lousada e Penafiel recebem o “Passeio da Memória” que pretende aumentar o conhecimento sobre a demência

0
0

A Alzheimer Portugal vai realizar durante o mês de setembro, em todo o país, incluindo o distrito do Porto, a iniciativa “Passeio da Memória”, uma caminhada solidária que assinala o Mês Mundial da Doença de Alzheimer. Lousada, Marco de Canaveses, Matosinhos, Penafiel e Póvoa de Varzim são as localidades da região que vão acolher este evento, que vai estar ainda noutros 62 municípios do país.

Esta iniciativa, que este ano integra as comemorações do 30º aniversário da Alzheimer Portugal, tem como principais objetivos informar e consciencializar a população para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

Segundo o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, «qualquer pessoa pode participar no “Passeio da Memória”, desde que reúna condições de saúde para a prática deste tipo de atividade. Para isso, basta inscrever-se no site da iniciativa (www.passeiodamemoria.org), ou presencialmente na Sede, Delegações ou Gabinetes da Alzheimer Portugal, entidades parceiras, bem como no próprio dia no local da ação. A cada inscrição está associado um donativo mínimo de 5 euros por participante».

José Carreira acrescenta ainda que «metade do valor angariado em cada local irá reverter para o desenvolvimento de ações que, com o apoio dos municípios parceiros, contribuam para aumentar os conhecimentos sobre a demência, tais como ações de informação ou atividades formativas. O restante valor das inscrições reverte a favor da Associação».

O “Passeio da Memória”, considerado o grande evento anual da Associação Alzheimer Portugal, chegou a Portugal em 2011 com uma caminhada de 6 quilómetros que teve lugar em Oeiras. Ao longo dos anos tem crescido em dimensão, tendo no ano passado acolhido milhares de participantes em 19 localidades portuguesas. Nesta oitava edição, a iniciativa vai estar em 67 locais em Portugal, com início a 8 de setembro e término no dia 30 do mesmo mês.

 

Locais de realização do “Passeio da Memória”

Lousada

16 de setembro | 8h30

Marco de Canaveses

23 de setembro | 9h00

Matosinhos

30 de setembro | 9h00

Penafiel

22 de setembro | 21h00

Póvoa de Varzim

30 de setembro | 9h30