Home Educação Lançamento do livro do Guilhufense, Rui Lacerda Magalhães, autor de “Pratolândia”, dia 22 de março de 2019 no Museu Municipal de Penafiel
Lançamento do livro do Guilhufense, Rui Lacerda Magalhães, autor de “Pratolândia”, dia 22 de março de 2019 no Museu Municipal de Penafiel
0

Lançamento do livro do Guilhufense, Rui Lacerda Magalhães, autor de “Pratolândia”, dia 22 de março de 2019 no Museu Municipal de Penafiel

0
0

A Obra “Pratolândia” é um projeto de articulação entre a Escola Básica Igreja-Guilhufe, Jardim de Infância de Marecos e Jardim de Infância Padre Pimentel, do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo (AEJA) em Penafiel. Que surge após o desafio de uma criança ao Autor Rui Lacerda Magalhães na apresentação do seu livro “Bocalândia”.

Foram desenvolvidas atividades de escrita criativa com os alunos do primeiro ciclo da EB Igreja Guilhufe, resultando numa estória que introduz os leitores à importância de uma alimentação saudável. O texto apresenta a Roda dos Alimentos como a solução para a paz no Vale do Prato. Este mundo imaginário encontra-se numa guerra entre animais e vegetais, levando os pequenos leitores a refletir sobre os conceitos de tolerância, igualdade e inclusão social.

O livro foi ilustrado pelos Jardins de Infância de Marecos e Jardim de Infância Padre António Rodrigues Pimentel, resultando num trabalho coletivo de 115 Ilustradores e 87 Co-Autores, num total de 9 turmas envolvidas e 14 Professores e Educadores de Infância como intervenientes.

Todos os intervenientes neste Projeto são uma equipa de profissionais de educação que acreditam que a escola é um lugar de partilha entre adultos e crianças, em que ambos são construtores de saberes, com vista a criar uma criança protagonista, investigadora, capaz de descobrir os significados das novas relações e de perceber os poderes de seus pensamentos por meio da síntese de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.

Esta obra pretende a promoção da interdisciplinaridade e flexibilidade curricular, articulação da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico, promoção da iniciativa e formação para o civismo através da cultura como meio de inclusão e tolerância social, bem como, alertar para a importância de hábitos alimentares saudáveis, hábitos de leitura e intervenção em sociedade de forma construtiva e ativa, constituindo-se a Escola como o fulcro da criação seres humanos capazes e responsáveis.

“Este livro recria e fortalece de forma inspirada e inspiradora a importância da roda dos alimentos onde “convive toda a gente” porque, “afinal, não importa ser diferente!”. Importa, sim, saber que uma alimentação saudável e equilibrada é o alicerce do nosso bem-estar e que este é a base da nossa felicidade! “. Afirma  o Dr. António Duarte Cunha, diretor do AEJA no prefácio do Pratolândia,

Pratolândia foi publicado pela Chiado Books sob a chancela da Chiado Books KIDS, contando também com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, Junta de freguesia de Guilhufe e Urrô e Duplo Impacto Publicidade Lda.

O livro será distribuído pelo território português nas lojas da Chiado Books, FNAC e Bertrand, bem como nas livrarias locais.

A publicação, nascida em Guilhufe, Penafiel, terra natal do Autor Rui Lacerda Magalhães, estender-se-á ao território lusófono, nomeadamente no Brasil, Angola e Cabo Verde.

Todas as receitas da obra reverterão para o investimento nos três estabelecimentos de ensino, com especial enfoque no o grupo de crianças com cegueira e baixa-visão, do qual este agrupamento é referência.

O “Pratolândia” tem lançamento marcado para as 21 horas do dia 22 de março de 2019 no Museu Municipal de Penafiel.

tags: