Home Economia II Fórum Internacional AFRICA no ISCE Douro, em Penafiel é apontado como um êxito
II Fórum Internacional AFRICA no ISCE Douro, em Penafiel  é apontado como um êxito
0

II Fórum Internacional AFRICA no ISCE Douro, em Penafiel é apontado como um êxito

0
0

Realizou-se nos dias 14 e 15 de junho, nas instalações do ISCE Douro em Penafiel, o II Fórum Internacional AFRICA, COOPERAÇÃO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (FIACED).

Este evento internacional traduziu-se num enorme sucesso, não só pelo elevado número de participantes no Fórum, como também pela qualidade das comunicações apresentadas, seja nas sessões plenárias, seja nas paralelas, criando-se, assim, um espaço de diálogo, reflexão e partilha, contribuindo para práticas mais refletidas e reflexivas.

A Sessão Inaugural contou com a presença de vários convidados institucionais, tendo também estado presente a Sra. D. Isabel Martins, Presidente da PEDAGO, Entidade Instituidora do ISCE Douro. Na ocasião, usaram da palavra o Prof. Doutor Mário Gandra, Presidente do ISCE Douro, o Dr. Telmo Pinto, representante da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o Dr. Rodrigo Lopes, vereador da Câmara Municipal de Penafiel e o Prof. Doutor Ricardo Martins, representante da Entidade Instituidora do ISCE Douro.

Dos inscritos no evento destacaram-se académicos de diversas universidades africanas, provenientes de vários países, entre os quais Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné, Cabo Verde, Gabão, Brasil e também de Espanha, Colômbia, além de Portugal. As Sessões Plenárias, contaram com a apresentação de comunicações por professores e investigadores especialistas nas áreas do Fórum, bem como de parceiros estratégicos nacionais e internacionais e ainda de representantes de instituições congéneres.

Além da componente académica e científica, inerente aos eventos desta natureza, no evento houve lugar a momentos musicais, através da participação do Conservatório de Música do Vale do Sousa e a participação do grupo de contadoras dos Contos na Eira, que se dedica à narração oral tradicional portuguesa. Paralelamente ao Fórum, foi apresentada a Exposição Beta, organizada pelos docentes e alunos do Departamento de Multimédia do ISCE Douro.

Com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e da Rota do Românico, os participantes do Fórum tiveram oportunidade de participar num passeio turístico e de convívio, no final do primeiro dia de trabalhos, com uma visita ao Mosteiro de São Pedro de Cête e à Aldeia de Quintandona, onde o dia terminou com um ótimo lanche ajantarado e uma grande animação proporcionada pelo Racho Folclórico de Paço de Sousa e pelos Bombos de Guilhufe.

Por tudo isto, o II FIACED é apontado como um êxito, pois além do aumento quantitativo e qualitativo das comunicações apresentadas e heterogeneidade dos participantes, a forma como se implica com os diferentes parceiros, interagindo diretamente com a cultura local, permite que os participantes deixem um pouco de si e levem um pouco da região e do país.

tags: