Home Saúde Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa combate listas de espera e bate record histórico de atividade
Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa combate listas de espera e bate record histórico de atividade
0

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa combate listas de espera e bate record histórico de atividade

0
0

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), constituído pelo Hospital Padre Américo, em Penafiel, e pelo Hospital São Gonçalo, em Amarante, estima que, até ao final do ano, seja cumprido um dos grandes objetivos da tutela de não ter nenhum doente a aguardar consulta de especialidade ou cirurgia há mais de um ano.

Este objetivo deve somar-se a um outro, que é o de ter, neste ano 2019, o maior nível de atividade da história do hospital, seja em consultas, seja em cirurgias.

O caso específico do Hospital São Gonçalo, que já tinha sofrido um aumento de atividade em mais de 150% desde 2016, terá também em 2019 o maior número de sempre de cirurgias ali realizadas, concretizando assim o objetivo de todos (tutela, autarquia, populações, contribuintes e Conselho de Administração), o de promover uma maior rentabilização daquele equipamento hospitalar.

Relembra-se que o CHTS é um dos maiores hospitais do país, tendo a incumbência de tratar mais de 5% da população portuguesa em referenciação direta (cerca de 520.000 pessoas em 12 Concelhos de 4 Distritos), tem sido o hospital do seu grupo com o menor custo operacional por doente tratado a nível nacional (preocupação em cuidar bem do dinheiro dos contribuintes) e está incluído no grupo dos 11 hospitais que aguardam decisão superior para avançar com projeto piloto de autonomia de gestão.

Com o esforço dos cerca de 2.000 colaboradores do CHTS, assim se tenta garantir todos os dias o melhor serviço às populações e o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

tags: