Home Lazer Casa do Pessoal assinala “Dia Mundial da Criança” no Hospital Padre Américo
Casa do Pessoal assinala “Dia Mundial da Criança” no Hospital Padre Américo
0

Casa do Pessoal assinala “Dia Mundial da Criança” no Hospital Padre Américo

0
0

O Dia Mundial da Criança é celebrado em vários países, contudo a data de comemoração difere de país para país. Em Portugal é celebrado no dia 1 de junho contemplando atividades que, por força da pandemia COVID-19, este ano foram assinaladas de modo muito simbólico.

Este dia teve a sua génese no pós-guerra da Segunda Guerra Mundial, em 1945, num mundo flagelado em termos sociais e humanitários. Muitos países da Europa, do Médio Oriente bem como a China entraram em graves crises económicas. Como as famílias eram muito pobres, as crianças não frequentavam a escola e eram colocadas a trabalhar em condições árduas durante muitas horas diárias.

Em 1946, a Organização das Nações Unidas (ONU) começou por tomar diligências para defender as crianças. Foi assim que nasceu a United Nations Children’s Fund – (UNICEF) que tinha como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento.

Contudo a tarefa continuava difícil uma vez que, nem todos os países tinham os recursos necessários para dar as condições necessárias às suas crianças.

Em 1950, por iniciativa da Federação Democrática Internacional das Mulheres, foi proposto às Nações Unidas que fosse criado um dia dedicado exclusivamente às crianças. Esse dia foi comemorado pela primeira vez no dia 1 de junho desse mesmo ano nascendo assim a celebração do Dia Mundial da Criança!

Este é um dia que deve ser de diversão para as crianças mas para os adultos deve de reflexão sobre os direitos dos mais pequenos, que continuam a ser não respeitados mesmo nos países desenvolvidos. Diariamente há crianças que passam fome, que são agredidas física e verbalmente, que são abandonadas, que não têm uma família que as ame, as proteja, as eduque e as ensine a crescer com dignidade e respeito por si e pelo outro.

A nossa sociedade tem a obrigação de repensar as suas prioridades e proteger o seu futuro pois a sua continuidade como pessoas e humanidade são através das nossas crianças.

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, associação cultural, recreativa e desportiva, em colaboração com o CHTS, instituições e particulares que se associaram à iniciativa, não poderia deixar de assinalar este dia e foi ao encontro com as crianças internadas no Serviço de Pediatria, no Serviço de Urgência Pediátrica e com os recém-nascidos dos serviços de Obstetrícia e Neonatologia nesta unidade enaltecer com os pais e as mães todos aqueles que trabalham em prol dos seus direitos, bem-estar e felicidade.

“A todos os profissionais de saúde que diariamente ajudam as crianças, não só através do cuidado à sua saúde nos cuidados de saúde diferenciados e cuidados de saúde primários, mas também através do apoio emocional, da escuta activa, das sessões de educação, nas idas às escolas, na abordagem de temas pertinentes ao seu desenvolvimento saudável, ao trabalhar não só com a criança mas também com a família, integrando-a nos cuidados, pois é a família a base do desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico e social da criança, bem hajam!”

Também os filhos dos associados da Casa do Pessoal até aos 10 anos de idade receberam uma pequena lembrança, sendo distribuídas 483 máscaras sociais infantis certificadas e alusivas aos direitos de todas as crianças.

Gostaríamos de terminar este texto com uma pequena homenagem às nossas crianças com um poema de Fernando Pessoa:

“Quando as crianças brincam

E eu as oiço brincar,

Qualquer coisa em minha alma

Começa a se alegrar.

E toda aquela infância

Que não tive me vem,

Numa onda de alegria

Que não foi de ninguém.

Se quem fui é enigma,

E quem serei visão,

Quem sou ao menos sinta

Isto no coração”

#SomosTodosCasadoPessoal

https://www.facebook.com/clubehpa/

“Ficamos felizes com o resultado final em conseguir tornar o dia dos profissionais e crianças utentes um pouco mais risonho”.

A Casa do Pessoal muito agradece o apoio das seguintes entidades no conjunto de iniciativas de comemoração do Dia Mundial da Criança no Hospital Padre Américo:

. Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE.
. Nuno Moreira e Allegro Nuptiae
https://www.facebook.com/AllegroNuptiae/

. Paço Lar
https://www.facebook.com/Pa%C3%A7o-Lar-327889734377387/

. Junta de Freguesia de Parada de Todeia
https://www.facebook.com/juntafreguesiaparada/

. Pão Quente/Pastelaria Paraíso
https://www.facebook.com/pastelariaparaiso/

. Padaria Elar

. Andreia Barbosa e Andreia Filipa Martins
https://www.facebook.com/profile.php?id=100017225315697
https://www.facebook.com/profile.php?id=100006161431292

#Gratidão

tags: